R$2,00,é isso o que um cortador de cana ganha em média por tonelada de cana cortada.Esforço físico além do que o corpo permite,problemas respiratórios devido a fuligem,sol de rachar e péssima remuneração é o retrato de milhares de homens que saem de madrugada de suas casas,a maioria bem humildes,para ganharem o "pão de cada dia".
Por outro lado,empresários,em seus apartamentos de luxo,mandam e desmandam em homens que assim como ele,são feitos de carne e osso(alguns mais osso do que carne,consequência da fome).
É esse o país de todos! Lembro de ter estudado que o trabalho escravo é crime,mas aonde estão os Ministérios público e do trabalho?É por falta de denúncia que isso persiste? Esses homens só permanecem nessas condições porque não têm como se defender,melhor dizendo,se eles pararem de trabalhar quem sustentará a família ?Acabam aceitando a escravidão e sobrevivendo com medo,seja da fome ou dos patrões...
Este vídeo talvez não mostre 1/3 do que esses seres humanos passam todos os dias.As condições de trabalho nos canaviais de São Paulo são um pouco melhores do que no Nordeste,mas não deixa de ser desumana e desigual.
Comentários