Ser tão seco


Sertão. 2012. Seca.
Em alguns lugares o chão não vê água há 3 anos. Guerreiros do Sol continuam a trabalhar, dessa vez é pra manter o gado de pé para não perder  anos de dedicação.Água é artigo de luxo, aqueles que têm em abundância é porque tem poder. E quem não tem poder?  Vai ter que esperar o caminhão-pipa chegar com água que antes era utilizada pelos animais. Homens secos, mulheres secas, crianças sem entender o porquê desse castigo, gado morrendo, “Baleia” correndo sem esperança. O conto de Graciliano Ramos continua sendo   atual, Morte e Vida Severina nunca foi tão real, e o sertanejo forte de Euclides da Cunha continua  sem perder a fé.
O pior de tudo é que desde 2003 as autoridades sabiam através de pesquisas que tínhamos a previsão de seca para este ano. Saber é uma coisa, fazer é outra e ter compaixão é outra mais diferente ainda... “Então deixa esses matutos morrerem, deixa esse povo esquecido se acabar no Sol, eles estão bem longe da imprensa e dos olhos do povo capital” deve ter dito algum  governante sobre a atual situação.
No lado de cá, digo o lado do litoral , as pessoas têm conhecimento do que está acontecendo, mas elas também têm fome,sede e medo. Alguns que não possuem esses sintomas só perceberão que o “bicho tá pegando” quando chegarem no São João e não acharem milho para comer, já que sem chuva não tem como sustentar a plantação de milho.

São Pedro,  manda chuva pra nós!
São José,  manda chuva pra nós!
Santo Antônio,  manda chuva pra nós!
São  João, não acende  a fogueira não, porque nós não aguenta mais tanto calor nesse chão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Virtute Spiritus ( Força de vontade)

Holocromos