Favela Ê Favela...

"Mais difícil do que tirar alguém da favela,é tirar a favela de alguém" (Victoria,2010) . Ao criar essa frase olhei para o céu e vi que o tempo estava nublado,que provavelmente choveria e não diferente dos outros anos a chuva faria estrago e deixaria pessoas desabrigadas.
Alguns costumam culpar as próprias vítimas dessa mazela,com o argumento "Quem mandou construir seu barraco lá?" . Talvez a falta de dinheiro seja fruto de uma gritante desigualdade social ,claro que falta um pouquinho de conscientização de muitos em subir suas casas em barrancos que com o primeiro dilúvio vai abaixo.
A maioria das pessoas costumam dizer que todo favelado é ladrão,ignorante e não tem a mínima perspectiva de vida,porém esses esquecem que quem cuida de seus filhos vem de lá,quem dirige seus carros vem de lá,quem dá lucro ao comércio também vem de lá.
Aonde eu quero chegar é dizer que por mais que você tente mudar a vida de um habitante da favela um dia,por mais que com o fruto dos seus trabalhos que diga-se de passagem é muito mais honesto do que muitos por ai (Brasília) e ele consiga sair deste local , a favela JAMAIS sairá dele...Seus costumes continuarão os mesmos.A vontade de fazer um churrasco na laje no final de semana,de ir todo mundo junto a praia,de se organizar pra ajudar alguém que esteja passando dificuldade não acabará com sua mudança de habitat.

Comentários

Você como sempre coerente nas palavras. Esse é um texto bastante Igênuo, mas com muita qualidade, simplicidade e precisão nas palavras. Beijos.

Postagens mais visitadas deste blog

Vivência no Sítio do Futuro

Paciência de flor