Sabe quem está fazendo aniversário hoje?! O Brasil! Pois é, aposto que muitos não lembravam,não sabiam ou não fazem a mínima questão de saber. Até porque que diferença faria em saber isso?
São 510 anos que o Brasil foi invadido,explorado e feito de quintal de Portugal,pois daqui saía o lucro para a "Pátria Mãe" . Que mãe foi essa que ao invés de ensinar seu filho a seguir um bom caminho apresentou-o a maldade,a tirania e por que não ,ensinou a roubar?
Os índios não são pobres coitados que estavam aqui desprotegidos,praticando a antropofagia e felizes em seus rituais.Foram indefesos e por séculos sofreram repressão e hoje temos nada menos que 460 mil índios( Fonte:Funai) que na época dessa invasão histórica se dividiam em 1.400 tribos, que falavam 1.300 línguas diferentes.Não existe o número certo de quantos índios habitavam o país,mas pela quantidade de tribos podemos imaginar que era bem mais que 460 mil.
Os livros de história , do ensino fundamental principalmente, e os próprios professores colocam o Europeu como uma figura boazinha, que chegou dando a mão ao índio e eles foram felizes construindo uma nação amiga com Portugal.Sem maldade e de muita pacificação.
Daí em diante o Brasil só foi explorado.Por Holandeses,Franceses,Ingleses,Jesuítas(que queriam ensinar ao índio como se comportar,como falar Português e deixar seus hábitos “selvagens” de lado),por uma corte que veio fugida com medo de Napoleão e que desfrutou por 13 anos das nossas riquezas e se não bastasse os próprios Brasileiros que aqui estavam se descuidaram do país,deixando seu lado humano por sobrevivência falar mais alto.
Falar da nossa nação é algo muito complexo , tão grande quanto o nosso território. Quantas histórias,quanta cultura, quantas lutas,quanto sangue,quanto inocente e mais ainda , quanto ladrão!
Vivemos hoje como um país emergente, que já quitou suas dívidas e que é reconhecido pelo mundo , de onde você menos espera existe um Brasileiro,alguém com a bandeirinha do Brasil! Será que é preciso sairmos de casa para sentirmos falta do aconchego familiar? . O problema é que uma grande parte da população só se orgulha do país em tempos de Copa do Mundo , como já disse no meu texto “ Patriotismo De Copa” , tão verdade que hoje o Olodum e a banda Jamil estavam gravando um vídeo clipe no Pelourinho, celebrando o patriotismo de copa!
Viva o Brasileiro que apesar de sua casa ser levada pela chuva está ajudando o outro que também está na mesma condição,quiçá pior.Viva Zé Gotinha,Cebolinha,Mônica,Zé Carioca,Jeca Tatu,Visconde de Sabugosa e todos os heróis infantis . Viva o Brasileiros que respira e vive a cultura de seus país , que tem orgulho de ser Mestiço,Cafuzo,Mameluco,Negro,Índio... Viva o Brasileiro que sente seu coração disparar quando em dia de copa ouve o hino nacional . Viva todos que acordam ás 4 horas da manhã dependentes de transporte coletivo para mais um dia de trabalho, e que ao final dele continua com o sorriso no rosto apesar de suas dívidas. Viva aqueles que fizeram e fazem do nosso país o BRASIL!
Vamo que Vamos Brasil! Que não tenhamos o orgulho de viver aqui de quatro em quatro anos . E que nossa bandeira tremule nos mais altos cumes do mundo!

Comentários

Adorei o texto, muito complexo, mas super coerente. Ficaria mais rico e belo, se colocasse algo sobre Brasilia, e suas cidades satélites super pobre, e de como ela se tornou umas das vergonhas do Brasil em termo de corrupçao, miseria e pobreza. Além do que, é importante ressaltar que a construçao de Brasilia serviu para deixar o Rio abandonado.
Bimbo ! disse…
*palmas*
Tiipo, foda. Imagino isso numa rede de TV que babado, tu viraria famosa !! (vamos gravar você gritando no meio da paralela as 18:00 hrs e por no youtube?)

Postagens mais visitadas deste blog

Vivência no Sítio do Futuro

Paciência de flor