Porra nenhuma!


O Baiano que nunca falou Porra que atire a primeira pedra! Segundo o bom Baianês Porra pode ser:Pra expressar espanto,(Porra é essa vei,você chegou naquela mulher mesmo foi?)Pra dar intensidade ao que fala,( Tava uma fila da porra na frente da Irmã Dulce)Pra dar idéia de lugar,(Rapaz,o brother mora lá na casa da porra)Pra dar idéia de posse,(Tire a mão daí rapaz, essa porra é minha) e outros tantos significados e empregos nas frases que só os Baianos podem dar.
De acordo com o Soares Amora,dicionário da língua portuguesa,Porra:s.f. Ant. Pau com saliência arredondada num dos extremos. / Lus. Chul. Pênis. / Bras. Chul. Esperma, sêmen/Indica contrariedade ou desagrado. Mas acho que em nenhum desses significados o cantor Tomate se apoiou para fazer sua nova música." Eu te amo porra" é mais uma das promessas do verão.Confesso,que meu tempo de curtir esse estilo musical já passou,definitivamente não sou como era há algum tempo atrás,prefiro músicas que preguem alguma ideologia,façam crítica ou fale do amor sem vulgarizar.
Mas o que me motivou a escrever este texto foi saber que a música a qual citei acima foi censurada.De acordo com o jornal "Correio da Bahia" :Em nota, a Sucom informou que, após denúncias de populares recebidas através da ouvidoria, decidiu autuar a empresa Ponto Publicidade por descumprimento do Decreto de Publicidade - Lei 12392/99, Artigo 15, Inciso IV -, que estabelece que fica proibida a colocação de qualquer meio ou exibição de anúncio, seja qual for a sua finalidade, forma ou composição "quando considerado atentatório, em linguagem ou alegoria, à moral pública e aos bons costumes". .
Sinceramente acho muita hipocrisia censurar uma palavra que está presente no cotidiano da cidade,se os dicionários ultilizam esta palavra,me faz crer que não seja um palavrão.Por que eles não censuram músicas do tipo "Vou te comer,vou te comer..." , "Toma negona,toma chupeta,toma negona,na boca e na buchecha...","a piriguete anda com o um fio só,todo enfiado..."? Dizer que é preocupação com os menores de idade? Não é justificativa,censura deveria cair nessas músicas que incentivam o sexo e a violência.Fora as novelas que todos os dias nos oferecem uma cena na cama.
Só acho hipocrisia demais,proibir uma palavra,PALAVRA,não é PALAVRÃO de ser usado numa música.O Senhor Prefeito João Henrique deveria se preocupar com coisas mais importantes,a exemplo do metrô,os buracos que tomam conta da cidade,o PDDU e a questão da orla e rever um pouco seus conceitos.

Victoria Leão.

Comentários

Mas aí mora a essência da hipocrisia; De acordo com a "lei", só é proibido o uso de palavrões, ou melhor, 'algo considerado atentatório, em linguagem ou alegoria, à moral pública e aos bons costumes'. Sendo assim, os outros estão isentos correto? Não!
há alguns anos a banda Jammil teve sua música censurada por ser considerada um incentivo ao uso de lança perfume. Legal, beleza, mas eu sou obrigado a ouvir todos os finais de semana algo do tipo "pega o prato, faz a linha, dá um tiro na farinha", ou "bota no olho, negão, e saia dessa confusão".

A verdade é que eles estão poucos preocupados com nossa cultura. Eles não querem é que o Brasil saíba do que rola por aquí, coibindo as músicas do axé, por acreditarem que esse é o ritmo que roda o país, e permitindo que bandas de pagode façam da nossa cidade um verdadeiro brega, se é que já não nos rebaixamos desse patamar.

Gostei do seu blog Vick!

Postagens mais visitadas deste blog

Vivência no Sítio do Futuro

Paciência de flor