Cada viagem ao sertão percebo elementos diferentes, tenho uma visão diferente da anterior, é como se fosse uma eterna primeira vez. Na minha quinta viagem sinto que essa primeira vez foi extremamente diferente, me permiti sorrir mais, me abri mais às pessoas que não conhecia, me permiti ter mais coragem, me permiti beber sem medo do que poderia acontecer depois, me permiti cantar e tocar sem medo de perder o ritmo ou errar a letra, me permiti dançar forró com desconhecidos sem temer errar o passo. Alguém já citou que quem viaja se abre para o mundo, consegue ter uma visão diferente sobre a vida e a rotina que ela muitas vezes se torna. Sair da rotina, era exatamente isso que precisava fazer há tempos e não me permitia fazer.
Nunca tinha feito a correlação que a subida da Serra do Piquaraçá é uma breve representação da nossa vida. A caminhada é árdua, em alguns pontos extremamente difíceis, existem cobras e uma boiada pelo caminho que se você não passar em silêncio e com cuidado pode acabar se machucando. Existe a chuva e a sensação de frio com o céu totalmente fechado sobre sua cabeça, mas não demora muito e o sol volta como se nunca tivesse havido tempo ruim. A vida é exatamente como a subida à serra, onde nesta o esforço é recompensado com a vista da bela, misteriosa e alegre Monte Santo e toda magia da Igreja da Santa Cruz. Existem pedras mais difíceis de serem passadas, mas basta ter equilíbrio e se esforçar um pouco para ultrapassá-las. E existem pessoas que te ajudarão, te darão a mão quando você precisar, não deixaram você desistir. A vida é exatamente assim. Ninguém vive somente na tormenta, mas também ninguém vive somente na calmaria. É nessa ambigüidade que passamos por essa louca aventura chamada vida.
O sertão me mostrou mais uma vez que por mais que o momento seja difícil nele existe beleza. “O sertanejo é antes de tudo um forte” nessa máxima de Euclides da Cunha termino esse humilde texto agradecendo pela força e a inspiração que essa terra, abandonada pelos poderes e pela atenção do povo brasileiro, me transmite.
Comentários